segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Ano do Centenário e a República Popular do Corinthians


No ano de 2010, o Corinthians armou uma equipe para a disputa da Libertadores 2010 (título tão esperado no Parque São Jorge),acertando a contratação de vários jogadores conhecidos, entre eles do pentacampeão com a Seleção Brasileira Roberto Carlos, considerado o maior lateral dos últimos tempos[97]. O Timão também irá contar com o um dos maiores ídolos da sua história Marcelinho Carioca, porém jogará apenas em amistosos, e terá papel no clube como embaixador no ano do centenário[98].
O Corinthians formou uma equipe forte, apesar de não ser o time das conquistas de 2009, e com foco na libertadores, o Corinthians manteve Ronaldo só para partidas importantes e manteve um time misto em grande parte do Campeonato Paulista. O time não se classificou e ficou na quinta colocação. Porém, o Corinthians não conseguiu chegar as quartas de final da competição, onde foi eliminado em maio pelo Flamengo, com uma vitória de 2 á 1 no Pacaembu, o time foi eliminado devido o fato do time do Flamengo ter marcado um gol na casa do adversário. Mesmo assim, a torcida apoiou o time após a derrota.
Após a eliminação o clube focou no Campeonato Brasileiro, que ficou marcada por uma lesão de Ronaldo, que acabou ficando grande parte do Campeonato fora e da saída do goleiro Felipe, que defendia o time dês de 2007. Foi nesse período onde o Corinthians contratou o meio-campista Bruno César , que acabou se consagrando o artilheiro do time e apresentando futebol ofensivo em clássicos e partidas importantes. Durente esse período, o téncico Mano Menezes é convocado para ser técnico da Seleção Brasileira e deixa o comando do Corinthians, no lugar entra Adilson Batista. A era Adilson Batista durou pouco e foi cheia de altos e baixos, com ele o time venceu os times mais fortes da tabela apresentando um futebol de gana e ofensividade nos seus jogos importantes tomando a liderança do Brasileiro. Porém após isso, um fato raro no futebol acabou prejudicando o Corinthians no campeonato, quase o time titular inteiro ficou lesionado, o que prejudicou o esquema tático de Adilson. Isso fez o time perder partidas importantes e para times de baixo da tabela! O excesso de derrotas causadas por isso culminou com a saída de Adilson e a entrada do técnico Tite para tentar ainda vencer o Campeonato. Tite conseguiu convencer no Brasileiro, aproveitando a recuperação dos demais jogadores, ele colocou o time titular completo em campo para as partidas finais. Outra coisa que ajudou foi o retorno de Ronaldo, que se recuperou totalmente da lesão. Assim, Ronaldo e Bruno César jogaram juntos pela primeira vez e juntos conseguiram levar o Corinthians de volta a briga ao topo, durante esse período o Corinthians não foi derrotado nenhuma vez no campeonato brasileiro, porém mesmo assim o time acabou em terceiro lugar mas se classificando para a libertadores de 2011.
Para o centenário, o clube anunciou vários movimentos para o aniversário do clube. As ações vão desde doação de sangue[99], reflorestamento de acordo com a campanha do clube[100], até shows[101], camisa especial para a disputa do centenário [102] e o anúncio da construção de um estádio em Itaquera, com a parceria da construtora Odebrecht que arcará com todos os custos da obra[103]. O Timão também anunciou a República Popular do Corinthians, com direito a RG, Certidão de Nascimento, Carta Magna com as leis do "nação", Passaporte e até Carta de Anistia.[104]
Curiosidade: O Brasão da República Popular do Corinthians [105] é praticamente o mesmo que a seleção russa de futebol usa em suas camisetas[106]. Ele é o brasão da Rússia desde 1993 e é baseado no antigo brasão do império russo. No brasão da República Popular do Corinthians, São Jorge está em um círculo e olha para a esquerda. No brasão russo, o cavaleiro (que atualmente não é mais identificado como São Jorge) está em um quadrado e olha para a direita. O cetro e a globus cruciger que a águia segura no brasão russo representam poder e autoridade. Eles foram substituídos por um remo e por uma bola de futebol.
No dia do centenário, vários corinthianos queimaram fogos e festejaram saindo aos montes as ruas com a camisa do Corinthians.


0 comentários:

CLIQUE NOS VIDEOS ABAIXO DO YOU TUBE